emidio contente
Brasil, 1986

Natural de Belém, estado do Pará, mas vivendo em São Paulo, Emidio é um premiado artista que cria poderosas micro narrativas que misturam instalações artísticas, fotografia, ficção e realidade. Saiba mais.


Detail of Emidio Contente's Artwork Detail of Emidio Contente's Artwork


Colecione agora



AS ROTINAS REVISITADAS

Existe familiaridade e um senso de nostalgia nas obras de Contente. Basta um olhar mais atento e demorado para perceber a sensibilidade e a poesia escondidas nas entrelinhas das fotografias em preto e branco, cheias de textura.

As cenas retratadas em sua fotografia capturam o ápice de um arco narrativo que cabe a nós decifrar no silêncio monocromático. O jogo de luz e sombra reforça uma carga dramática que sabemos estar presente no dia a dia, mas que raramente temos o tempo – e a delicadeza – para olhar e realmente ver.

Pós-graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Emídio Contente vive na ponte São Paulo/SP e Belém/PA. Suas fotografias fazem parte de diversos acervos brasileiros, incluindo o Museu de Arte Brasil-Estados Unidos – MABEU, e já ganharam vários prêmios como o SEIVA.



Detail of Emidio Contente's Artwork



To recognize the importance of what lacks is one of the propositions n Emídio Contente’s works. His records, a mix of dream and reality, whisper stories to be reaped in shades of gray, in the words and short texts which tie together an idea that is revealed in the time of an affectionate look.

In his art, Contente invites us to abandon the concrete jungle logic and to stroll through the details. His poetic, which portrays scenes and objects that are a part of our past, sometimes reminds us of the childlike grace of a puzzle: he assembles the background, full of memories and dramas, and we fill in the gaps and finish the sentence.



Emidio Contente's CV

Solo Shows
2015 – Coroamento, curated by Renato De Cara, Oficina Oswald de Andrade, São Paulo, Brazil Brazil
2017 – Chapéu Virado, curated by Eder Chiodetto, Casa das Artes, Belém, Brazil
2015 – Lágrimas Artificiais curated by Diógenes Moura, Mezanino Gallery, São Paulo, Brazil

Art Prizes
2016 – SEIVA Fundação Cultural do Pará
2013 - Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
2013 - I Movimento Hotspot
2012 - Primeiros Passos MABEU



Razões para colecionar Emidio Contente

Por Renato De Cara

O artista paraense parte da fotografia para falar de sentimentos e relações sociais. O corpo e o tecido social permeiam suas obras, entre imagens e instalações cheias de poesia e políticas do amor.

A trajetória de Contente inclui vários prêmios e participações em importantes salões de arte do país, um valor que é facilmente transferido para a coleção que tenha uma peça desse artista.

Uma das obras aqui presente, a emblemática “Felicidade”, já faz parte de diversos acervos institucionais no Brasil. Coloque a sensibilidade tenra e familiar de Emídio Contente em sua coleção de arte.



VOCÊ também PRECISA CONHECER