cintia ribas
Brasil, 1979

A artista multimídia brasileira Cintia Ribas é graduada em Bacharelado Superior em Pintura e formação complementar em Poéticas Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Sua obra tem um caráter exploratório, desdobrando-se em diferentes movimentos artísticos, que utilizam a fotografia, apropriação de imagens e instalação de elementos da história natural na criação de dioramas como principais plataformas.


produção pulsante e carreira meteórica

A enorme fascinação de Cintia Ribas com os campos da Arte Contemporânea e da História Natural é explícita, mas nunca gratuita. A intenção é sempre aproximar o público de questões relacionadas ao meio ambiente por meio de suas produções artísticas e gerar visualidade.

Seja através de intervenções visuais, colagens ou esculturas, Cintia propõe novos formatos no que nossos olhos viram, mas não notaram. Um ótimo exemplo é sua série "Almanaque de História Natural".

A série traz a dualidade entre a fragilidade do que tem sido e a força das intervenções de Ribas, resultando em peças de forte apelo visual - as imagens que ilustram este texto não justificam a real beleza das obras, que devem ser apreciadas ao vivo.



Participante da exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", que, curada por Gaudêncio Fidelis, provocou controvérsias na ala conservadora da sociedade brasileira, Cintia Ribas é a mulher que abraça as forças da natureza e do passado.

Conheça as obras marcantes de Cintia Ribas e comece sua coleção hoje mesmo. Todo o acervo da coleção Cintia Ribas + ARTBOOM está com cobertura do nosso percentual de participação em até cinco ciclos de revenda garantidos pela plataforma. Confira!